Notícias

Novo Bluetooth terá transmissão de áudio para múltiplos aparelhos

Mateus Mognon

via nexperts

Apesar de ser a principal solução usada para áudio sem fio, o Bluetooth ainda conta com problemas nessa aplicação. Durante a CES 2020, a organização responsável pela conexão anunciou que está trabalhando em melhorias para o padrão e uma das novidades, chamada “Bluetooth LE Audio”, promete corrigir as principais limitações da tecnologia.

De acordo com o grupo Bluetooth SIG, a nova especificação permitirá a transmissão de áudio para múltiplos dispositivos simultaneamente. Com exceção dos AirPods, que usam uma solução proprietária da Apple, fones sem fio Bluetooth só conseguem manter uma conexão por vez, o que atrapalha o funcionamento de acessórios 100% wireless, como os Galaxy Buds e os Xiaomi Mi AirDots.

Galaxy Buds, da Samsung. (Fonte: Tecmundo/Reprodução)

Segundo explica o Gizmodo, atualmente os smartphones e computadores conseguem se conectar a apenas um dos earbuds, que precisa fazer o streaming do som para a outra parte do fone sem fio. O processo gera uma carga de trabalho extra e pode causar eventuais atrasos durante a reprodução, além de gasto de energia. Com o Bluetooth LE Audio, a fonte de reprodução poderá se conectar com os dois acessórios simultaneamente.

Músicas compartilhadas

Além de aprimorar o uso de fones sem fio, a nova especificação do Bluetooth também permitirá o compartilhamento de música durante a reprodução. Ao rodar uma faixa de áudio no celular, por exemplo, será possível enviar o som para dois fones de ouvido simultaneamente, com sincronia e sem perda de qualidade.

(Fonte: MacMagazine/Reprodução)

O suporte para múltiplas conexões também deve facilitar a vida de quem usa fones Bluetooth com diversas fontes. O usuário poderá manter o acessório conectado com smartphones, tablets e computadores simultaneamente e poderá fazer a troca entre os dispositivos de reprodução rapidamente, sem a necessidade de desconectar e conectar o dispositivo.

Menos consumo, mais qualidade

Vale ressaltar que o Bluetooth LE Audio não é a única novidade esperada para a popular conexão sem fio. A SIG também pretende implementar como especificação do padrão o codec LC3 (Low Complexity Communication Codec). A novidade vem para substituir as tecnologias atuais presentes nos fones sem fio, como o SBC, e promete entregar áudio de melhor qualidade e com baixo consumo de energia.

(Fonte: The Verge/Reprodução)

Como todas as novidades ainda não parâmetros para serem aplicados futuramente, a tendência é que não vejamos as melhorias chegando ao mercado tão cedo. Como as novas especificações foram anunciadas agora, possivelmente os primeiros aparelhos que aproveitam os benefícios do novo Bluetooth só devem ser lançados no ano que vem.

Fontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *